terça-feira, 8 de setembro de 2009

Inutilidade pública - receitas banais

Saber cozinhar é um dom com o qual poucas pessoas nascem, algumas conseguem desenvolver ao longo da vida, mas a maioria simplesmente não o tem. O grande truque da boa comida é combinar vários fatores como: ingredientes que você nunca imaginou que combinassem e acabam ficando bom misturados, modo de preparo correto (respeitando o tempo para colocar os tais ingredientes), apresentação do prato... enfim, mais um monte de coisa que se eu fosse uma boa cozinheira eu saberia!

Bom, eu não sei cozinhar, na verdade sou uma negação na cozinha! Não sei misturar nada diferente e nem fazer pratos elaborados como carnes, peixes e frangos. Mas digamos que estou na fase do “e aí, vamos aprender a fazer pelo menos um risoto?”. Querendo ou não quando se tem uma mãe que manda super bem na culinária a gente acaba aprendendo uns princípios básicos e coisas simples podem ser feitas com firmeza, sem ter que explodir a cozinha para a invenção de moda.

Então este post, cujo nome já diz tudo, tem o objetivo de passar receitas que a princípio todo mundo sabe, mas que eu descobri que isso não é regra geral, já que uma pessoa teve a capacidade de me dizer que não sabia a diferença entre leite condensado e creme de leite. oO (é eu não acreditei nisso, já que a moça tinha seus quase 30 e ainda completou falando “mas então o leite moça é o leite condensado?”) enfim...

BRIGADEIRO
Ingredientes:
- 1 lata de leite moça (leite condensado tá? Só que eu prefiro da Nestlé porque fica mais gostoso)
- Nescau
- Manteiga

Modo de preparo: pegue uma panela, coloque uma colher de manteiga e deixe derreter em fogo baixo. Depois coloque o leite condensado e mexa, aí o fogo já pode tá médio. Coloque 3 ou 4 colheres de sopa de Nescau (vai do gosto de cada um... com mais ou menos chocolate) e mexa. Depois de um tempo a mistura vai começar a dar uma fervidinha nas bordas. Verifique que o doce está “despregando” do fundo da panela (com o movimento das bolhinhas da pra ver o fundo da panela) e desligue. Se vc gosta de brigadeiro durinho que fique no ponto pra enrolar, deixe o fogo ligado por mais uns 5 minutos. Pronto! É só colocar numa travessa e cada um se serve!)


OMELETE
Ingredientes:
- 2 ovos
- Sal
- leite
- manteiga
- Queijo (qualquer um: mussarela, queijo prato)
- Presunto
- Cebola

Modo de preparo: quebre os dois ovos em uma cumbuca e bata, coloque meio copo de leite e bata mais um pouco. Pegue ½ cebola (um pouco menos) e corte pequenininho. Corte o queijo em pequenos cubinhos e corte o presunto da mesma forma. Pegue uma frigideira e coloque um pouco de manteiga. Depois que a manteiga estiver derretida, coloque o ovo batido na frigideira. E vai colocando os outros ingredientes enquanto o ovo estiver molinho. Pra terminar, dobre a omelete ao meio e vire e pronto! Fica uma delícia pra comer com pão, torrada, arroz... vai da criatividade e grau de fome!

Eu sei que tem uma receita base de risoto que serve pra qualquer sabor que você for fazer. Mas como essa eu ainda não peguei direitinho com a minha mãe... vai ficar pra próxima.

Bjusss

7 comentários:

  1. Amei o post culinário!! eu mesma sou uma negação na cozinha, a ponto de já ter alcançado a façanha de fazer café sem pó!!! (!!!???!!) Essas diquinhas aí pra mim foram valiosas. Um dos meus maiores problemas na cozinha, no entanto, é a preguiça mesmo. Adoro aquelas receitas tipo "bota tudo num recipiente, coloca no microondas e pronto!". Já fiz até brigadeiro assim, mas confesso que não fica lá grandes coisa... hehehe!

    Valeu Mullest mestre-cuca!!

    ResponderExcluir
  2. lembrei!! tem aquele programa Larica Total que tem umas receitas ótimas! (hahahaha) joga lá no youtube!

    =)
    Ae Isa! te passo outras receitas! hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Carol mostrando seus dotes culinários! Muito bem! Já que está animada com aprender a cozinhar, podíamos marcar uma aventura culinária em dois blogs, o que acha? Fazemos dois posts para a mesma receita. Quer escolher o prato? Pode ser aqui em casa!
    Bjocas. Adorei.

    ResponderExcluir
  4. Achei ótima idéia Leili!:DDD

    ResponderExcluir
  5. hhahahaha
    pois é, carol
    to aqui, minha filha
    e começando a ralar!
    saiba que quando quiser vir, tá de portas abertas!
    hahaha
    européia magérrima? Acho que tá dificil.. ahahahaha
    beijos querida!!!

    ResponderExcluir
  6. HUAhuaha, tb sou uma negação... to com marca no braço até hoje de dois pinguinhos de óleo quente que caíram no meu braço... tentando fritar nuggets! HAuhaua, se bem q modeste a parte meu macarrão eh uma diliça!! =p

    ResponderExcluir
  7. Percebi, desde as primeiras linhas do post, que foi feito na medida para atrair minha presença na caixa de comentarios.
    As respostas às perguntas subliminares são, em ordem,: sim, eu sei cozinhar, : talvez, quem sabe, eu as convide um dia para saborear uma criação pessoal.
    Devo dizer entretanto que não me arrependo de ter visitado a caixa de comentarios pq senão nunca saberia que é sim possível uma pessoa se acidentar preparando nuggets.
    Marry Young Diana.

    ResponderExcluir