sábado, 25 de julho de 2009

Sobre Filmes

Já tivemos posts sobre melhores músicas, então agora me disponho a falar sobre filmes que realmente considero importantes para serem vistos no mínimo uma vez na vida. Um bom filme, pra mim, é aquele que é capaz de desligar completamente da realidade, hipnotiza. Não existe fórmula mágica ou gêneros limitantes, pode ser um besteirol ou um europeu, o que importa no final é: e aí? Mudou alguma coisa depois de ter visto isso?

Nossa, são tantos os filmes para serem indicados e comentados... nem sei por onde começar. Enfim, vou falar de cinco filmes que lembrei nesta semana e considero interessantes.

1º- Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças


Não tem jeito. Já vi umas 30 vezes e nunca me canso de admirar a sua genialidade! Além de abordar um assunto fora da realidade (apagar memórias) a cronologia, a forma como as cenas foram agrupadas, definitivamente é o top 1 da minha listinha de preferidos.
Fora a trilha sonora, que tem a participação do músico que considero muito foda: Jon Brion. Ele foi o responsável pelo toque todo especial no arranjo da música Everybody’s Gotta Learn Sometimes interpretada pela banda Beck. Enfim, é lindo e ainda devo ver mais algumas milhares de vezes ao longo da minha vida.

2º- O Homem Elefante


Totalmente necessário ser visto pelo menos uma vez na vida. Só de lembrar da vontade de chorar. Mas não porque é triste forçado, que nem os dramas românticos hollywoodianos (nada contra, mas tem umas fórmulas que forçam a pessoa a chorar), é que mostra a dificuldade que um ser humano não favorecido fisicamente enfrenta pelo simples fato de ter nascido nessa sociedade preconceituosa. Não vou contar os detalhes.... só digo uma coisa: história edificante.

3º- Clube da Luta


Interessante que sempre que vejo chego a uma conclusão diferente, vejo algo que não tinha prestado muita atenção da vez anterior. E o mais engraçado é que fui ver com pé atrás porque o título não me chamou a atenção. Achei que seria totalmente diferente do que é, aliás, nenhum título seria capaz de transmitir o roteiro. Fora que a atriz Helena Bonham Carter tem total o perfil do contexto do filme. Quanto ao Edward Norton nem vou comentar... gosto dele.

Aí vem a parte dos filmes que quando você vê os nomes não passam nenhuma credibilidade. Estava até conversando com uns amigos sobre isso... como é engraçado você ir com uma expectativa ruim e descobrir que o na verdade vale a pena ser visto.

4º- Superbad


Um filme que quando ganhei os ingressos pensei “vou ver outro...” mas que por sorte acabei indo conferir e não me arrependi. A sinopse é assim: “Evan (Michael Cera) e Seth (Jonah Hill) são amigos inseparáveis, que estão terminando o colegial. Eles vão para faculdades diferentes e, desta forma, são obrigados a se separar. Evan é amável, esperto e normalmente aterrorizado com o que acontece à sua volta, enquanto que Seth é desbocado, frívolo e obcecado pela sexualidade. Cada um de sua forma, eles precisarão superar suas frustrações com as mulheres no fim desta fase de suas vidas.”. Ok, como eu disse, parece mais um besteirol... realmente é, mas é muito engraçado!

5º- Dois Dias em Paris


Simplesmente maluco! Adoro filmes de casais absurdamente sinceros e com situações totalmente incomuns. E este filme mostra o melhor dos dois elementos. Acho a Julie Delpy uma atriz muito interessante. Não sei na verdade se ela é uma boa atriz, porque ela é incomum, muito espontânea. Até as musicas que ela canta.... não sei se ela canta bem, ela desafina, mas eu gosto de ouvir as melodias que ela inventa. Bom, falei dela já que ela é a parte feminina do casal.

Ainda tem muitos e muitos filmes para serem comentados... mas vamos por partes... essa foi apenas a primeira.

Aproveitem o fim de semana! :)

2 comentários:

  1. A seleção revela uma ecologista (elephant man) xiita (fight club) afrancesada (2 dias em Paris) que volta e meia extrapola na festa e acorda numa carocinha de cachorro quente (Superbad).
    Entretanto de todos esses filmes o unico que revela sua essência é o Brilho eterno de uma mente sem lembranças, e so vc e Deus sabem o que se esconde por ali.

    De qualquer forma abaixo um filme pra vc
    http://grittypoet.blogspot.com/2009/07/post-it.html

    Boa Compra (Good Bye).

    ResponderExcluir
  2. Mullest, adorei os filmes... alguns aí ainda não assisti, mas seguirei as dicas! E Brilho Eterno é realmente sensacional, amo!

    beijos!

    ResponderExcluir