segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fim

Palavrinha curta mas muito significativa em todos os lugares em que ela aparece. Fim de um filme, de uma aula, de um namoro, de uma amizade, de uma vida, de uma comida gostosa, de uma prova, de uma piada, de uma viagem, de um cigarro, de uma conversa, de uma briga, de uma mudança, de uma festa, de um livro.

A noção de finitude parece ter vindo em falta nas pessoas. A visão de que as coisas são passageiras e que não duram pra sempre soa como uma sentença de morte, algo negativo e fatalista. Mas sabe que eu tenho aprendido a ver de uma forma um pouco diferente? É, nem sempre as coisas acontecem como a gente quer, mas independente da própria vontade é importante entender como o ponto final pode ser uma ótima oportunidade de renovação.

Existem anos que parecem ser cheios de finais. Eu, por exemplo, tive vários deles em vários lugares. Acho que vou intitular meus 23 anos como “o ano do fim”. Fim da faculdade, do estágio, do namoro, do cabelo castanho e comprido... só que depois desses fins vieram novidades incríveis, o start foi positivo e o melhor disso foi olhar pra trás e falar “putz, como eu aprendi!”. Sem esquecer que todas as novidades que apareceram abrindo o novo ciclo um dia também vão chegar ao fim.

É por essas e por outras que aquelas frases mega batidas como “viva um dia de cada vez”, “aproveite o que acontece de bom”, “veja a luz no fim do túnel” (quando algo está ruim), ainda precisam ser firmadas todos os dias por emails e mensagens para os amigos. Enfim, tudo passa, a felicidade, a tristeza, a falta do que fazer, o excesso de atividades, cada fase é uma fase, cada ciclo é uma nova sensação.

Em cada lugar em que o fim apareceu deixou uma marca. Às vezes um alívio, às vezes uma angústia, sendo bom ou ruim, sempre que ele chega é hora de fazer o balanço. Pensar naquele ciclo que passou e já começar a viver intensamente aquele que vai começar, afnal um dia ele vai acabar também.

p.s.: Este blog ainda não chegou ao fim, por isso não achem que este post foi de despedida ou algo do tipo.

6 comentários:

  1. Pois é, se esse ano foi o ano do fim, é porque também é o ano do recomeço!!! O fim de uma coisa é exatamente isso aí que você escreveu fia, o início de algo novo! Claro que nem sempre é fácil lidar com essa idéia, afinal costumamos ter medo de "novas fases", mudanças, afinal nunca temos certeza do que está por vir. Mas isso também é bom né, pois a vida seria uma chatice se tudo fosse previsível. Enfim, se até a vida tem um fim, e depois vem outra e outra e outra... heheh!
    besssoooosss, the end!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post... me identifiquei muito. Até mesmo porque desde os meus 21 que eu estava nesse ciclo de fim de tudo quanto é tipo de coisa, tanto as boas como as que me deixaram triste. Acho que esse meu ano agora já foi de recomeço e você sabe bem do que estou falando. Depois de uma tempestade de acontecimentos, nunca me senti tão feliz em toda minha vida! Novo recomeço pra mim e será também pra você e pra isa! Pode ter certeza!! E vamo que vamo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Saiba, o caminho é o fim, mais que chegar.

    ResponderExcluir
  4. The Next Time Around - Little Joy
    Bem lembrado! :)

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=OhfSkSda5TI

    ResponderExcluir