quinta-feira, 14 de maio de 2009

Trilhas sonoras

Eu sempre fui fã de trilhas sonoras. Nada melhor que ver um ótimo filme e, ainda por cima, acompanhado de uma música sensacional! Ás vezes, é a própria trilha sonora que salva o filme, porque ele nem é lá grandes coisas... Ok, realmente não é toda trilha que também é boa pra ficar ouvindo, às vezes ela só serve mesmo pra acompanhar cenas bem específicas do filme e... nada mais.


Na verdade, eu acho que um complementa o outro, e um filme bom só é realmente bom quando tem uma trilha sonora bem legal!! Claro, tem uns caras fodas (leia-se: Tarantino) que têm as manhas de fazer um filme mucho loco com uma trilha ainda melhor! Siiiim, eu sei que já é mais que clichê falar de trilha sonora de Tarantino... Eu até que adorava (ainda gosto, ok) daquela clássica musiquinha da abertura do Pulp Fiction, mas depois que o tal Black Eyed Peas regravou e o trem nunca mais parou de tocar nas rádios e nas buátchis, confesso que meio que enjoei.


Bom, então eu resolvi fazer uma listinha com algumas músicas de trilhas sonoras que eu gosto pacas. Não necessariamente eu goste muito do filme (mas vendo aqui, acho que a maioria eu gosto sim). Tentei fazer uma playlistzinha com todas, mas algumas eu não consegui encontrar... =/

[Ah, e eu não coloquei a clássica do Pulp Fiction, mas não pude deixar de mencionar o Tarantino né... E afinal, eu sou bem clichê mesmo e adoro Greatest Hits! Hahaha!]



Get a playlist! Standalone player Get Ringtones


E segue minha listinha (a ordem não quer dizer nada, viu gente, eu não consigo hierarquizar meus gostos!! Foi pelo que fui lembrando e achando mesmo!).


  • Brilho eterno de uma mente sem lembranças: Everybody’s gotta learn sometimes - Beck. Essa música é pra chorar litros, mas eu amo ela! E o filme é um dos meus preferidos!!!


  • Madagascar: I like to move itSacha Baron Cohen. Ahhh essa musiquinha é tudooo! E a cena é hilária, não?!


  • Pulp Fiction: Jungle Boogie - Kool and the Gang. Claaaro, não poderia faltar né! Obviamente eu adoro essa trilha, e tem vários outros clássicos que eu amo! Mas tive que escolher só uma né... E o mais legal desse soundtrack são os diálogos... Atóooron o do “You can buy a beer at McDonald’s” e vários outros!


  • Kill bill: Don't Let Me Be Misunderstood - Santa Esmeralda. Essa trilha é outra “tarantinesca” very nice! Não são todas boas não, mas essa aqui eu escolhi puxando a sardinha pro meu lado, já que ela é meio aflamencada. Outra maravilhosa que está nessa trilha é a “Bang Bang” da Nancy Sinatra... Demais!


  • Volver: Volver - Estrella Morente. Aaaaai, essa infelizmente eu não consegui achar!! E olha que é uma música maravilhosa, que a Penelope Cruz (também mara!) faz um playback básico da Estrella Morente, que é quem canta mesmo a música. É lindo! E o filme é Almodóvar né, sou suspeita pra falar, apesar que não é um dos meus favoritos dele...


  • Juno: A well respected man - The Kinks / Nothing else but you - Michael Cera & Ellen Page. Outra trilha sonora que eu gosto muitcho, mas o filme... Bom, eu gostei, mas acho que alardearam tanto em cima dele que eu esperava mais... Mas é fofo! Esse aqui eu não resisti e coloquei duas músicas, pois não consegui me decidir!! Eu adoro a do The Kinks, mas a que cantam os dois protagonistas do filme é tãaaao lindinha...!! Aiai!


· Fale com ela: Cucurrucucu Paloma - Caetano Veloso. Aeee, até que enfim um brasileiro né!! Tenho que reconhecer que não conheço muito as trilhas dos filmes nacionais, então vou ficar devendo... E, além de ser do grande ídolo nacional (ou não) Caê, ainda é de um filme do Almodóvar (de noooovo!). Sim, e esse é um que eu adoro, o Hable con Ella. Recomendo!


  • Encontros e Desencontros: Fuck the pain awayPeaches. Filme tuuuudo e música ainda mais tuuuudo! Esse filme eu sou fã, além de ser fã da Scarlett gostosa. E lembro que, quando assisti, achei a música bem legal, mas quem me apresentou à cantora foi a Mullest! Valeu, racha!


  • Cidade dos anjos: Iris - Goo goo Dolls. Mais uma que é um clássico dos manteiga-derretida. O filme não é bem o meu tipo, na verdade nem sei se já o assisti inteiro (não vou muito com a cara da Meg Ryan), agora essa música é linda! Véia e batida, mas linda!


  • Segundas Intenções: Bittersweet Symphony - The Verve. Rááááá! Esse filme é um clássico da putaria adolescente! Hehehe! Nem me lembro muito do enredo em si, mas me lembro dessa música no final... Emocionante, né?!


  • Piaf : Padam Padam - Edith Piaf . Gente, a atriz desse filme é um show a parte!! A-há-za!!! E a trilha, não preciso dizer, é basicamente Madame Piaf. Altamente recomendável aos professores de francês (e aos alunos também!) heheh! Gosto também de outra chanson célebre da Edith (íntima!), “Je ne regrette rien”, que está no filme, e a Cássia Eller tem uma versão bem bonita dela!


  • Matrix: Wake Up - Rage Against the Machine. Putz, esse filme... Eu pago pau até hoje! E a trilha, bom, só tenho a dizer que, se não me engano, foi o primeiro CD de trilha sonora que comprei (e provavelmente o único), pois naquela época ainda não rolava o tráfico internético gratuito de músicas (ou eu era internéticamente marginalizada e tava por fora). Resumindo: eu enlouquecia com essa trilha!!! E pra representá-la, escolhi uma banda fodona, com uma música que está no cd “Rage against the machine” que posso dizer que é um dos meus preferidos ever... Enfim, voltando ao Matrix, esse soundtrack inclui ainda outros hits de minha adolescência rebelde, como Deftones, Rammstein, Marilyn Manson (?!), Prodigy... Eu era viciada nesse CD!!


  • Amélie Poulain: Comptine d’um autre étéYann Tiersen. Filme lindo, atriz fofa, trilha ... ótima! Encaixou perfeitamente no clima do filme, e dá outra beleza às cenas!


Claro que eu não poderia deixar de homenagear aquela que criou (e continua criando) váaarias gerações de brasileiros... a novela!!! Sim, até porque vocês já repararam como costumam ser boas as trilhas sonoras das novelas da globo? Bom, nunca cheguei a pegar um CD inteiro, mas a gente vai assistindo, ouvindo uns flashes, e de repente eu me pego com uma musiquinha que não sai da cabeça... vou ver, é o tema das rachas da novela! Djimaixxxx! Então resolvi colocar uns dois mais recentes que eu me lembrei e que adoro:


  • Novela A Favorita: Mulher Sem Razão - Adriana Calcanhotto. Esse era o tema da Donatella, mas tá mais pra uma música bem de sapa! Tudo bem, a Claudia Raia tem cara de trava, mesmo! Hahaha! A Adriana Calcanhotto às vezes é meio enjoadinha, mas eu gosto bastante dela. E essa musiquinha era tipo chiclete! Hehe!


  • Novela Caminho das Indias: Martelo BigornaLenine. Ahhh, essa eu não resisti, quando eu ouvi na novela, vi que era o Lenine, eu pensei: tenho que saber que música é essa! Fiquei mega triste porque não consegui botar aqui na playlist... Chuinf! O Lenine é outro que é O cara. Composições bem bacanas, show super animado... Diana que me fez gostar, né?! E na novela, essa música é tema da racha mais uó de todas, uma super traíra que é representada pela Leticia Sabatella... mas ela é uma das atrizes mais bonitas né?!


(poisé, mamis noveleira, fia noveleira...aí a fia aqui fica sabendo de todos os bafões novelísticos! E das musiquitchas também, né! Heheh!)



Será que esqueci de alguma?! Sugestões??

4 comentários:

  1. Nooooossa Isa! Simplesmente impecável essa sua listinha! Posso dizer que todas as dicas são demais. Excelentes indicações. Todas elas fazem parte da nossa trilha sonora de aventuras!!! huhauahuahauhauahua
    Agora já que vc abriu espaço para sugestões... vou colocar algumas que fazem parte do interesse:
    Forest Gump: San Francisco - Scott McKenzie
    Um Beijo Roubado: The Greatest - Cat Power
    Cães de Aluguel: Little Green Bag - George Baker Selection
    À Prova de Morte: Down in Mexico - Jerry Leiber

    são tantos que passaria horas procurando as referências...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, são muitos mesmo... foi difícil escolher e cada hora lembro um!! Tinha esquecido de uma ótima, "My Girl" do filme Meu Primeiro Amor... filme e música ótimos!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, mas essa minha amiga é ultra cult (hauhauhua) e tem mt bom gosto musical. ;p Deu até vontade de gravar um cd com as indicações! Lenineeeee (amoooooo), The Kinks, Rage, The Verve... só coisa de primeira categoria! Peaches é pra escutar no carro antes das nossas saídas doidas! Hahaha, né não rachas??
    Todas essas músicas poderiam virar o cd de trilhas sonoras do "Buteco das Mina". Aiai, que viagem! Bom, amei esse post fia! Arrasou amapô!

    ResponderExcluir
  4. ahhhhhh tem tbm aquela música do Radiohead - Talk Show Host do filme Romeu e Julieta com o Leozim de Cáprio (olha a intimidade).

    ResponderExcluir